Rede pluvial de Ilhéus passa por reestruturação, segundo prefeitura
A rede pluvial de Ilhéus está recebendo uma série de melhorias em diversos pontos da cidade, com o objetivo de evitar os constantes alagamentos ou vazamentos. Construída há anos com uma bitola pequena, porém adequada para servir o contingente populacional de décadas passadas, hoje a rede não consegue atender às necessidades de alguns bairros, a exemplo do Cidade Nova, nas proximidades da avenida Soares Lopes, devido ao grande aumento no número de prédios residenciais e comerciais.
Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Angelito Dias Filho, outro grave problema enfrentado pelos técnicos da prefeitura é o grande número de ligações clandestinas da rede de esgotamento sanitário na rede pluvial. Com isso, revela Angelito, a tubulação não consegue resistir à demanda, principalmente em função do fluxo de detritos despejados irregularmente.
Esta semana, a equipe de manutenção da rede pluvial, de responsabilidade da Prefeitura, ao consertar um vazamento na rua José das Neves (travessa da rua do Café), descobriu uma ligação clandestina oriunda de um prédio residencial. Nesses casos, os fiscais do Município são acionados para fazer a notificação dos infratores, além de denunciar o fato à Central de Operações da Empresa Bahiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Ilhéus, para regularizar as ligações de esgoto.
Esses constantes problemas, no entender do secretário da Infraestrutura, também são responsáveis pelos buracos nas ruas, causados pelos vazamentos. Para corrigir essas deficiências na pavimentação, quatro equipes foram destacadas pelo secretário Angelito Dias para executar esses serviços em toda a cidade. “Essas equipes ficarão permanentemente nessa rotina, com a finalidade de reduzir os problemas causados pela rede de saneamento à população”, informou.
No bairro do Pontal, uma equipe de manutenção está realizando reparos na rede pluvial das ruas Dom Pedro II, David Maia e travessa Dr. Pires da Veiga. Segundo Angelito Dias, toda a rede está sendo inspecionada e os reparos que se fizerem necessários serão executados. “Todas as ligações clandestinas feitas na rede de águas pluviais serão desativadas, no sentido de não causar danos ao patrimônio e à saúde dos demais moradores”, concluiu o secretário.